BEM-VINDOS À CRÔNICAS, ETC.


Amor é privilégio de maduros / estendidos na mais estreita cama, / que se torna a mais / larga e mais relvosa, / roçando, em cada poro, o céu do corpo. / É isto, amor: o ganho não previsto, / o prêmio subterrâneo e coruscante, / leitura de relâmpago cifrado, /que, decifrado, nada mais existe / valendo a pena e o preço do terrestre, / salvo o minuto de ouro no relógio / minúsculo, vibrando no crepúsculo. / Amor é o que se aprende no limite, / depois de se arquivar toda a ciência / herdada, ouvida. / Amor começa tarde. (O Amor e seu tempoCarlos Drummond de Andrade)

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Quando as flores eram de verdade

Muitas histórias de amor já foram contadas por romancistas mundo a fora. E quem já não leu um desse folhetins na vida, uma história curta que fosse? Na maioria delas, descrevem lugares lindos, com encontro e desencontros; citam poemas e cartas; cavalheiros e damas, mocinhos e suas heroínas; buquês de flores com promessas de amor eterno e, porque não, contam também os dramas, as tragédias.

Devo confessar, sou um romântico tentando se corrigir. E se ninguém mais levantar a mão vou dizer que sou o “o último romântico” —  como já escreveu um poeta do cancioneiro popular. Quando vivo esse feitiço, me deixo levar pelas palavras e gestos de carinho quando me dirijo à mulher amada. Meus devaneios passionais vêm como brisas de outono, em sons de conchas de mar, com recheios de doçuras, de estrelas que se ouvem; e lições, que procuro me valer, como um bom vinho ao paladar.

Não receio em olhar para trás e colher da vida os melhores parágrafos, separando do passado as suas mágoas. Procuro ficar com o que foi bom. No final, resta aquela sensação: aprendi muito com isso. Não duvido, mesmo depois da dor, que se cicatrizou, podemos viver outro amor. Que graça tem a vida se nos matarmos de amor? Haverá sempre um novo a caminho, numa esquina do tempo. Tudo depende do comando da vida o quanto damos de colher de chá para que ela aconteça. Sem desesperanças e com muita inspiração.

Tenho saudades de tudo que foi bom — é claro —, da simplicidade da vida de outrora; da leniência do tempo, nas mudanças e tudo mais que me trouxe até aqui. Tempo em que as paixões nos corações arrebatavam; no cinema, namorávamos; nos olhos, olhávamos; nas bocas, beijávamos. Fazia parte do cotidiano encontrar poesias e versos pelos cantos da casa, receber e dar flores; simplesmente porque era delicioso sentir o coração mais efervescente.

Ah, o primeiro amor, como foi bom viver. Era belo quando a moça respondia à carta com uma boca de batom vermelho estampada num papel de carta. Havia aquelas que colecionavam esses papéis; eu mesmo recebi algumas cartas escritas nesses papéis especiais. E quanto aos recadinhos escritos em guardanapo, era o garçom quem entregava à mesa. Nas minhas declarações, “catava milho” tentando escrever numa “Olivetti”; e no final havia aquela frase em letras maiúsculas ou em CAPS-LOCK, como se diz hoje: P.S EU TE AMO! Era bom, quando dispúnhamos de uma caneta, um papel e um amor para pensar e sonhar — mesmo que fosse só platônico. Meus olhares eram tragados pelas atrizes de cinema e as dançarinas da TV; e as tratava como musas das minhas fantasias. Criava os meus romances particulares. Minhas cartas de amor não foram jogadas em garrafas ao mar. Mas por muito tempo elevaram e pairaram meu coração em colos de nuvens.

O mundo do século 21 tornou as pessoas mais individualistas e distantes; pôs asas na comunicação e como tudo também ficou mais sem emoção e inspiração; pôs até macarrão instantâneo na nossa mesa — que mau gosto! O amor agora é virtual, os beijos são “carinhas” com bocas vermelhas que vão anexas aos correios eletrônicos. Rosas em arquivos formatos PPS, poemas em formas diversas de apresentação espalhadas na blogosfera. Tudo virou Ctrl “C” / Ctrl “V” e colocou para debaixo do tapete o bom e velho cortejo com criatividade; aquele que vem do coração, explícito em forma de um buquê de rosas vermelhas ou numa caixa de bombom.

No fim das relações a coisa também enveredou por este caminho, diga-se, mais ligeiro. Segundo a agência Reuters, levar um fora digital é um fenômeno que vem crescendo. Pesquisas feitas na Inglaterra apontam que muitas pessoas hoje preferem as redes sociais e e-mails para terminar seus relacionamentos. Mais de um terço dos pesquisados disse que havia terminado seu relacionamento por e-mail, 13% mudou o status no Facebook sem avisar o parceiro e 6% divulgou a má notícia primeiramente no Twitter. Como se pode ver, a modernidade chegou aqui também e como tenho dito: ser solteiro hoje não é mais estado civil, virou status.

Tudo agora gira a milhões de gigabytes por segundo. Difícil mesmo é ser avesso a essa tecnologia. Não vou mentir, é difícil para mim — e acredito que para muitas pessoas também — resistir a tudo isso; agora, por exemplo, estou escrevendo estas linhas diante de uma engenhoca que meus antepassados jamais imaginariam existir. Necessitamos das ferramentas do mundo moderno, precisamos nos comunicar e entrar neste imbróglio informatizado, virtual e globalizado, mas não façamos virtuais também nossas emoções e sentimentos.

Para piorar, a palavra da moda agora é workaholic. Esses jovens viciados preferem como companhia à mesa do restaurante, não mais a namorada ou o velho amigo para falar de futebol; é comum vermos pessoas com seus computadores ultima geração ao lado do prato de comida. Navegando, navegando onde não há água.

Na minha cidade, percebo uma frequência cada vez menor de pessoas comprando flores. Uma floricultura que ficava aberta 24 horas fechou as portas. As flores agora vão por endereço eletrônico — aquela coisa fria e sem fragrância. As poucas visitas às floriculturas são em dias de finados, pois ainda não descobriram os endereços eletrônicos do “além”.

Em 1980, Roberto Carlos compôs a sua Amante à moda antiga: “Eu sou aquele amante à moda antiga / Do tipo que ainda manda flores...”. Exatos há 30 anos, já era antigo mandar flores. Imagina hoje. Ficou antiquado, démodé, cafona, brega demais. Quando as flores eram de verdade, havia o perfume e a alegria denunciada nos olhos de quem recebia; e não tinha como negar: era mesmo uma prova de amor despida por um gesto simples. Naqueles dias das flores, o ambiente se revigorava, se transportava, era outro. Um dia alguém me disse: "Por que mandar flores, se o final delas é o lixo?" Não quis lembrar que, durante aquele período da sobrevida no vaso, aquelas flores renovaram e aguçaram nos corações o amor, deixou os corações mais próximos, atados por um laço de ternura e carinho.

Outro dia fui buscar uns versos e encontrei esses: “as melhores flores são aquelas colhidas à luz das estrelas e entregues na surpresa da primeira luz da manhã”. Se existe a saudade alheia — como romântico ainda — sinto das flores de verdade. As rosas não falam — cantava Cartola —, agora elas também não exalam mais. Deixo-os com esta reflexão: se um dia Deus criou as flores, hoje o Google criou a forma mais rápida de encontrá-las.

© Antônio de Oliveira / arquiteto e urbanista / outubro de 2010.


8 comentários:

Anttonioarq disse...

Meus amigos,

Desculpa! O espaço dos comentários estava fechado por causa de um "invasor". Agora já está aberto.

Anttonioarq disse...

Fernando disse:

"- Texto bom é aquele que a gente tem prazer em ler até o fim!!!!!
Parabéns pelos temas e colocações....gostei!"

Anttonioarq disse...

Parabéns!



Muito bom!



Me identifiquei!



Dimas disse:

Só não achei o local no blog para comentar... acho que é porque sou “um amante à moda antiga, do tipo que ainda manda flores” e entende pouco de computadores... rsrs
Grande abraço e um ótimo final de semana!
José Dimas Lima

Unknown disse...

Sábias palavras caro Tonhão.

Nós, mulheres, gostamos mesmo são dos amantes a moda antiga, embora nem sempre declaremos isto.

Ainda ouso dizer por todas que, de fato, estas gentilezas românticas estão em falta nas prateleiras. Uma pena!

Adriana Roos disse...

Amo receber flores, mesmo que efêmeras cumprem seu papel enquanto vivas, cheirosas e lindas!

Thania disse...

Sim, já ouvi este comentário:
"Por que mandar flores, se o final delas é o lixo?"
Fiquei chocada, nem sei dizer porque, ainda mais vindo de uma mulher. Tem certas coisas que na minha cabeça são verdades rs nunca questionei. Como não amar flores senão apenas porque são belas? Emprestam um pouco da sua beleza, paz, aroma, cores a nossa vida, aos nossos olhos. Se pudesse teria um jardim diante dos meus olhos, descanso para a alma. Mais preciosas que pedras preciosas, exatamente porque efêmeras. Doam tudo que tem e então se vão, sim, cruelmente para o lixo, mas já cumpriram sua missão de trazer beleza ao mundo, ao seu mundo.

Aurélio Resende disse...

Caro Antônio cronista do cotidiano,
meus cumprimentos.

Sem dúvida o seu texto é belíssimo e nos remete - pelo menos a mim - a um tempo bem recente em que ainda existia um pouco do romantismo, que a vida estressante e a correria diária nos faz "esquecer", jogar pela "janela" ou, quem sabe, jogar para debaixo do tapete, o que é uma pena. Enquanto houver pessoas com um pouco de romantismo, seguramente o mundo será mais ameno, menos cinza, mais voltado para o lado bom da vida. Afinal, o que seria de nós se não tivéssemos alguém para nos amar e se não tivéssemos com quem nos preocupar? Acho que a vida seria mais tediosa, mais chata, etc... Defendo sempre que as pessoas devem se amar, buscar se não a felicidade, pelo menos momentos felizes e que possam, nesses momentos felizes, multiplicando afeições e talvez, geometricamente, atingir o ápice de seus sentimentos e descobrir o seu mais sublime e platônico amor. Que se amem os que se amam e o que o amor deles possa acabar com o ódio daqueles que não amam. Como já bem disse o genial Cartola, " .... as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de tí " ..... Quantas vêzes já cantei e ainda canto, para minha amada essa poesia feita pelo mestre Cartola. Eu sou um assumido e "incorrigível" romântico. Parabéns pelo texto. Aurélio Resende - 07.12.12 (sexta-feira).

Aurélio Resende disse...

Caro Antônio cronista do cotidiano,
meus cumprimentos.

Sem dúvida o seu texto é belíssimo e nos remete - pelo menos a mim - a um tempo bem recente em que ainda existia um pouco do romantismo, que a vida estressante e a correria diária nos faz "esquecer", jogar pela "janela" ou, quem sabe, jogar para debaixo do tapete, o que é uma pena. Enquanto houver pessoas com um pouco de romantismo, seguramente o mundo será mais ameno, menos cinza, mais voltado para o lado bom da vida. Afinal, o que seria de nós se não tivéssemos alguém para nos amar e se não tivéssemos com quem nos preocupar? Acho que a vida seria mais tediosa, mais chata, etc... Defendo sempre que as pessoas devem se amar, buscar se não a felicidade, pelo menos momentos felizes e que possam, nesses momentos felizes, multiplicando afeições e talvez, geometricamente, atingir o ápice de seus sentimentos e descobrir o seu mais sublime e platônico amor. Que se amem os que se amam e o que o amor deles possa acabar com o ódio daqueles que não amam. Como já bem disse o genial Cartola, " .... as rosas não falam, simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de tí " ..... Quantas vêzes já cantei e ainda canto, para minha amada essa poesia feita pelo mestre Cartola. Eu sou um assumido e "incorrigível" romântico. Parabéns pelo texto. Aurélio Resende - 07.12.12 (sexta-feira).